terça-feira, 1 de julho de 2008

Conclusão do projeto

Hoje finalizamos os testes, que infelizmente não foram de total sucesso.
Encontramos alguns problemas no nosso protótipo, como por exemplo, má vedação e alguns erros de conceito. Listaremos aqui alguns desses erros que descobrimos, com sugestões para a melhoria do protótipo.

ERRO 1 : O elevador foi construído com a câmara de ar na parte posterior,o que fez com que o elevador subisse de forma não linear. Essa construção também fez com que uma diferença de pesos entre a câmara de ar e o compartimento onde as pessoas estariam dificultasse o perfeito funcionamento do elevador.
Concluímos que teríamos um rendimento melhor com a câmara de ar na parte inferior do elevador.

ERRO 2: O material de construção do vão do elevador.
Construimos o vão do elevador com acrílico de espessura igual a 2 milimetros, e após os testes esse material se mostrou frágil, pois ao ser preenchido de água ele se deformou muito.
Concluímos que o material usado teria que ser um material mais resistente, como por exemplo o vidro, ou ate mesmo um acrílico de maior espessura.

ERRO 3: Não conseguimos um perfeito vedamento entre o elevador e o vão, com isso a água entrou na parte onde ficariam as pessoas. Esse foi o erro que gerou maior discussão entre os membros do grupo, talvez por ser o de maior difiuldade para resolução. Até o momento atual não tivemos nenhuma idéia que podemos afirmar ser a solução desse problema. Uma sugestão é imantar todo o corredor onde o elevador percorre, e não somente as laterais, como fizemos.

Com isso chegamos ao fim do projeto. Infelizmente não temos tempo para concluí-lo com as novas idéias para a solução dos problemas encontrados.
Ficamos muito chateados pelo fato de não podermos concluir o projeto, mas aprendemos muito nosse período de trabalho, pois a cada dia descobríamos um novo modo de solucionar problemas, aprendemos a trabalhar em grupo, a ouvir as idéias dos outros e a expor nosso ponto de vista.
Com isso crescemos muito, pois vimos que mesmo tendo uma idéia que julgamos brilhante, sempre existirá um modo de melhorá-la.

Um comentário:

Paulo Cezar S. Ventura disse...

Podemos pensar em melhoria substancial do projeto para sua apresentação na META em outubro. Procurem-me em agosto.